quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A PRÉ-PREPARAÇÃO - NOVA CONSTRUÇÃO.



As características do piso radiante MULTIBETON, requerem uma preparação e coordenação adequada nas diferentes especificidades técnicas. É importante a realização de um estudo técnico, o qual vai depender o bom funcionamento do sistema MULTIBETON.


Para a instalação do piso radiante é necessário um espaço extra entre a lage e o pavimento final. Os factores que determinaram a altura total do pavimento são a pré-betonilha solar, as placas de isolamento térmico, a tubagem do pavimento radiante, a betonilha de acabamento e o piso final (cerâmico, madeira, etc.) :


• Pré-betonilha Solar.
Fundamental para regularização do chão. Os tubos de descarga em Pvc nas casas de banho, a tubagem eléctrica e a rede de águas sanitárias que inevitavelmente encontramos estendidas pela lage, serão preenchidas por uma camada de cimento, até que se obtenha uma superfície regularizada para posteriormente serem colocadas as placas de isolamento térmico.  A altura necessária pode variar consoante as dimensões das tubagens utilizadas na construção.


• Placas de isolamento térmico.
Existem no mercado nacional uma variedade de placas de isolamento térmico, podendo o cliente optar por qualquer uma delas, considerando uma espessura entre os 30mm a 40mm.


• Sistema Multibeton.
Necessário 20mm, tendo em conta a película anti-vapor métrica, régua de fixação e tubagem.


Betonilha final + acabamento(cerâmico, madeira).
A camada de cimento final deverá ter uma espessura mínima de 40 mm e máxima de 60 mm acima dos tubos. Uma camada de cimento demasiada fina poderia originar zonas frias e quentes no piso assim como o aparecimento de fissuras. Acima aumentaria consideravelmente a inércia do sistema.
Para a cobertura final do sistema Multibeton, será usado nas massas o liquido de emulsão Multibeton , que ajudara a regularizar o pavimento e tornar mais compacto a placa FLUTUANTE radiante.
Flutuante significa que o piso/placa radiante não forma nenhuma junção com as paredes que o circunscrevem nem com a lage. Isso é possível devido aos painéis de isolamento e á fita perimetral, que permitem as dilatações do piso conforme as diferenças de temperatura emitidas por inércia, evitando desta forma fissuras no pavimento.




Tendo em conta todos estes elementos , o sistema Multibeton necessita de uma altura total de ± 15cm  obrigando a uma atenção especial no acto da execução do projecto.