O aquecimento e arrefecimento por piso radiante da MULTIBETON GmbH, assegura dados de consumo económicos !
Através do posicionamento espacial e da geometria de instalação modelar única e patenteada. Deste modo, uma elevada percentagem de calor é transportado até ao utilizador de forma directa, enquanto energia radiante. Também a temperatura das paredes, tectos e móveis é moderada, o que dá uma sensação bastante agradável às pessoas, dado que as diferenças de temperatura entre todos os corpos presentes no espaço em questão são relativamente baixas, em comparação com os sistemas de aquecimento por convecção. Daí que a sensação de conforto e bem-estar cheguem mais rapidamente ao utilizador de um piso radiante MULTIBETON. Os sistemas de aquecimento por superfície radiante da MULTIBETON, são os que melhor se adaptam e superam as exigências em termos de eficiência energética uma vez que operam com temperaturas de água muito reduzidas, entre 30ºC a 40ºC, cedendo condições de conforto únicas e inigualáveis. As humidades atmosféricas matem-se em grande medida, o que é benéfico para a saúde.
Há condicionantes geográficas ou aspetos estruturais de uma habitação que determinem qual a opção mais adequada em termos de aquecimento e climatização?
A MULTIBETON tem respostas às várias condicionantes, graças à dedicação exclusiva de mais de 45 anos de experiência em aquecimentos por superfícies radiantes. A MULTIBETON garante que, em todos os sectores da construção, seja uma construção nova ou antiga, seja no interior ou exterior, podem ser utilizados os seus sistemas de aquecimento altamente eficientes. Os sistemas MULTIBETON são compatíveis com qualquer habitação familiar, são ideais para a integração de energias renováveis, Bomba de Calor, Painéis solares, Caldeiras Biomassa e caldeiras de condensação a gás.
O aquecimento e climatização devem ser pensados de forma isolada ou envolvendo vários tipos de intervenções na habitação?
As características do piso radiante da MULTIBETON, requerem uma preparação e coordenação adequada nas diferentes especificidades técnicas de construção. Para a instalação do piso radiante é necessário um espaço extra entre a laje e o pavimento final. Os factores que determinaram a altura total do pavimento são a betonilha solar, as placas de isolamento térmico, a tubagem das redes emissoras, a betonilha de enchimento e o acabamento final (cerâmica, flutuante, soalho, alcatifa, etc.). Todos estes aspectos, deverão ser determinados e considerados logo no início da projecção e arquitectura do edifício.
Contudo, e de acordo com as diferentes restrições estruturais dos edifícios, nomeadamente no área de restauração e requalificação de edifícios antigos, a MULTIBETON apresenta várias soluções que permitem a integração de soluções de aquecimento por superfícies radiantes altamente eficientes, desde, sistemas a seco com limitações em termos de peso/cargas suportáveis a, cotas/ alturas (pé direito) baixas e limitadas.
Como obter uma uma maior eficiência e poupança energética dentro dos seus lares?
O objectivo das soluções de aquecimento por superfícies radiantes, é ceder uma temperatura ambiente homogénea ao edifício, concedendo aos utilizadores uma sensação única de conforto reduzindo acentuadamente os custos de exploração energética. A eficiência térmica varia em função das características térmicas de cada casa e dos equipamentos que geram calor às redes emissoras.
É importante a realização de um estudo térmico para a determinação das cargas térmicas do edifício, uma vez que os ganhos e perdas térmicas são factores que determinam a necessidade de produção calorífica de uma solução de aquecimento. Deve ser feito um estudo em cada divisão do edifício, e posteriormente adequa-lo a solução de aquecimento por piso radiante, pois orientação e exposição das divisões com as variantes atmosféricas exteriores apresentam comportamentos e necessidade térmicas distintas.
Para doar ao sistema maior eficiência, aconselhamos o uso de isolamento térmico de baixa condutibilidade térmica, excelente resistência térmica, boa insensibilidade à absorção de água e de espessura efectiva não inferior a 30 mm, com densidade adequada às cargas ( peso suportável) de acordo com a utilização pretendida.
O sistema de regulação de temperatura, deverá ser individualizado por divisão afim de se poder baixar a temperatura de conforto em divisões pouco utilizadas. Em divisões com mais frequência de utilização, 19ºC numa solução de piso radiante é uma temperatura de conforto ideal. Os cientistas determinaram que em cada 1ºC de redução de temperatura ambiente se economize cerca de 6% da factura energética.
A qualidade dos produtos tem um papel de relevo, sobretudo na área dos pavimentos radiantes: deve durar pelo menos uma geração, já que não pode ser substituída tão facilmente como os aquecimentos convencionais. Essa segurança obtém-se através de um pacote de medidas: No caso das soluções MULTIBETON, as superfícies radiantes são instaladas apenas por parceiros qualificados e a aplicação térmica na calha de clipes em aço da MB faz com que os tubos fiquem colocados na betonilha, que é estabilizada em simultâneo, livres de tensão e de esforço, sendo cada circuito submetido a um teste de pressão. É também importante a qualidade dos próprios tubos, na selecção adequada das matérias-primas e do processo de fabricação, para garantir um produto de qualidade.
O dimensionamento da solução de aquecimento, deve ser também adequado ao tipo e fonte de alimentação pretendida para a optimização do rendimento dos próprios equipamentos. Quanto menor for a temperatura de entrada de água maior é o grau de eficiência e mais barato sai o aquecimento. As fontes de alimentação que fazem recurso a energias renováveis, tais como, Bombas de Calor, Caldeiras Biomassa, Painéis solares são as mais eficientes e ecológicas, ideias para a utilização de soluções de aquecimento de baixa temperatura.
Com estas soluções, garantimos aos proprietários sistemas de aquecimento altamente eficientes e ecológicos, superando as suas expectativas não só económicas como de bem-estar.
Informamos que os registos fotográficos acima expostos são pertences a:
Referência: Moradia Multifamiliar
Sistema: Piso radiante MULTIBETON
Dimensionamento: Aquecimento
Temperatura de Impulsão: 35ºC
Fonte de alimentação: Bomba de Calor
Regulação temperatura: Individual
Parceiro: Pocinho, Llda
Alguns membros da equipa Pocinho, Lda