quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Sistema Multibeton - Reabilitação de construções antigas.


Tendendo aos limites de peso/espessura, frequentemente encontrados na reabilitação de edifícios existentes, a Multibeton ao acompanhar de perto as necessidades que o seu mercado exigia, desenvolveu  este processo em 1989 Multibeton (um dos principais objectivos da Multibeton naquela década).

O 1º processo desenvolvido pela Multibeton na decada de 60, exigia uma necessidade para casos específicos pelos seguintes motivos: Encontrar reacções de resposta mais rápidas (reacções rápidas às mudanças bruscas de temperatura) e solucionar uma espessura mínima tendo em conta a eficiência e estabilidade que a lage flutuante.
Neste caso, os tubos Multibeton são revestidos por uma lage fina, cuja espessura mínima é de apenas 35 mm.



A redução da espessura foi possível quer pela maior diluição do líquido de emulsão (3 litros/ 50 kg de cimento) quer pelo uso de termofribras em aço. Estes fornecem uma dupla função (mecânica e térmica). Os “grampos” das termofibras de aço vieram substituir as telas de metal soldadas (malha de solo) e contribuíram significativamente para a redução das argamassas e resistência da mesma, eliminando a grande preocupação que a Multibeton tinha relativamente às “rachaduras” do piso. Para além disso, quer o liquido de emulsão quer as termofibras de aços têm a virtude de facilitar a distribuição adequada de transmissão de calor em todo o piso, melhorando acentuadamente a condutividade térmica.


Neste sistema, existe um ganho de cerca de 3 ° C que pode ser usado na radiação da temperatura do solo ou simplesmente reduzir 3ºC no aquecimento de água reduzindo substancialmente a poupança de energia.

Mais flexível:
Melhor regulação de temperatura e aquecimento mais rápido (inércia). Resposta mais rápida às mudanças atmosférica.


Mais económico:
Poupança na energia de temperatura no aquecimento da água.



Sistema Multibeton c/ tubagem 12mm


Este processo (semelhante ao acima mencionado), em vez do habitual diâmetro de tubo MULTIBETON 17 mm, é usado o tubo MULTIBETON 12mm. Assim sendo consegue-se “economizar” 5 mm de espessura adicional (30 mm contra 35 mm).

O ganho na espessura aumenta ainda mais a rapidez de radiação térmica e a temperatura de aquecimento de água é mais reduzida aunentando ainda mais as poupanças energéticas.

Conforto e desempenho energético são optimizados, enquanto as restrições de reserva e sobrecarga são mais moderados.