quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Sistema Multibeton - Reabilitação de construções antigas.


Tendendo aos limites de peso/espessura, frequentemente encontrados na reabilitação de edifícios existentes, a Multibeton ao acompanhar de perto as necessidades que o seu mercado exigia, desenvolveu  este processo em 1989 Multibeton (um dos principais objectivos da Multibeton naquela década).

O 1º processo desenvolvido pela Multibeton na decada de 60, exigia uma necessidade para casos específicos pelos seguintes motivos: Encontrar reacções de resposta mais rápidas (reacções rápidas às mudanças bruscas de temperatura) e solucionar uma espessura mínima tendo em conta a eficiência e estabilidade que a lage flutuante.
Neste caso, os tubos Multibeton são revestidos por uma lage fina, cuja espessura mínima é de apenas 35 mm.



A redução da espessura foi possível quer pela maior diluição do líquido de emulsão (3 litros/ 50 kg de cimento) quer pelo uso de termofribras em aço. Estes fornecem uma dupla função (mecânica e térmica). Os “grampos” das termofibras de aço vieram substituir as telas de metal soldadas (malha de solo) e contribuíram significativamente para a redução das argamassas e resistência da mesma, eliminando a grande preocupação que a Multibeton tinha relativamente às “rachaduras” do piso. Para além disso, quer o liquido de emulsão quer as termofibras de aços têm a virtude de facilitar a distribuição adequada de transmissão de calor em todo o piso, melhorando acentuadamente a condutividade térmica.


Neste sistema, existe um ganho de cerca de 3 ° C que pode ser usado na radiação da temperatura do solo ou simplesmente reduzir 3ºC no aquecimento de água reduzindo substancialmente a poupança de energia.

Mais flexível:
Melhor regulação de temperatura e aquecimento mais rápido (inércia). Resposta mais rápida às mudanças atmosférica.


Mais económico:
Poupança na energia de temperatura no aquecimento da água.



Sistema Multibeton c/ tubagem 12mm


Este processo (semelhante ao acima mencionado), em vez do habitual diâmetro de tubo MULTIBETON 17 mm, é usado o tubo MULTIBETON 12mm. Assim sendo consegue-se “economizar” 5 mm de espessura adicional (30 mm contra 35 mm).

O ganho na espessura aumenta ainda mais a rapidez de radiação térmica e a temperatura de aquecimento de água é mais reduzida aunentando ainda mais as poupanças energéticas.

Conforto e desempenho energético são optimizados, enquanto as restrições de reserva e sobrecarga são mais moderados.



Construções Unifamiliares/Superfícies Comercias.





Criado inicialmente para a novas construções, mas também utilizada na renovação onde exista ausência e limitações de peso / espessura. Este processo é o mais antigo (1968).


Caracteriza-se pela montagem do sistema Multibeton com as seguintes características:

  • Isolamento do solo (poliestireno expandido ou extrudido, espuma de poliuretano, lã mineral ou de vidro) de espessura de 20, 30, 40, 50 ou mesmo 60 mm, dependendo da natureza do isolamento e da situação local.


  • Rede soldada/ malha de solo e argamassa de cimento com liquido “fluidizado” de emulsão (dose necessária: 0,5 litros por cada 50 kg de cimento).


  • Rede MULTIBETON com efeito estabilizador e fortificante para argamassas autonivelantes.


  • Pavimentos colados. As exigências de reserva para este complexo, depende essencialmente da espessura do isolamento utilizado e o método de fixação do material usado no acabamento (madeira, cerâmica).Exemplo: Na presença de isolamento 40 mm no solo e de um azulejo colado a 10 milímetros (situação clássica) a espessura total do Piso Radiante MULTIBETON é normalmente em torno dos 120 mm.